

Inaugurado em 2012, o Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (PTP) é uma política pública da Prefeitura de Piracicaba, vinculada a pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e opera sob a gestão do Insituto Pecege.
O PTP é membro do CMCTI - Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, ambiente de inovação integrante do PiN - Território de Inovação de Piracicaba, do SISPAIT - Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia. e ainda do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, regulamentado pelo Decreto Estadual 50.504 e do SPAI - Sistema Paulista de Ambientes de Inovação vinculados a SCTI - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
O PTP ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados, e tem o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.
O Perímetro do PTP está estabelecido pela Lei complementar n° 437, de 4 de outubro de 2022 que introduziu alterações à Lei Complementar n° 223/2008 que institui o “Programa Parque Tecnológico de Piracicaba”.



No segmento da educação, seu perímetro se configura como uma Cidade Universitária integrando as unidades de ensino do Colégio CLQ, Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba/Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus de Piracicaba), Pecege (Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e a ESALQ - USP com a Fazenda Areão. O Parque conta ainda com empresas âncora como a Aguassanta D.I, a Raízen, com ambientes privados de inovação, como o AgTech Innovation, o Inova Park, o Avance Hub, o Gazebo – Hub de inovação Koppert, o Pecege Innovation Office, a Venture Builder WBGI - especializada no agronegócio e a Incubadora EsalqTec, instalada na Fazenda Areão.
Também já estão em pleno funcionamento no perímetro o Garden Mall, o Boulevard, o restaurante Varanda Jequitibá, Toa a Toa, Requinte Café, Wynwood Reserva, Academia Position, lojas de conveniência e os Residenciais Alphaville, Villa D’Aquila e Villa Bela Vista.
O Parque Tecnológico também se prepara para receber o Centro de Bioenergia (em instalação), fruto de parceria entre Shell, Raízen e SENAI-SP com apoio da Aguassanta D.I e investimento inicial de cerca de R$ 120 milhões focado em P&D aplicado e plantas-piloto para acelerar soluções de descarbonização e ganhos de eficiência no Etanol de Segunda Geração (E2G).


Inteligência para inovar e acelerar novos negócios
O PTP tem como missão central:
-
Fomentar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico;
-
Aproximar universidades, institutos de ciência e tecnologia e o setor produtivo;
-
Atrair investimentos nacionais e internacionais;
-
Apoiar o surgimento e crescimento de startups e empresas de base tecnológica;
-
Promover inovação aberta e integração setorial;
-
Oferecer infraestrutura, serviços e programas de inovação qualificados;
-
Estimular o desenvolvimento sustentável e a competitividade territorial.
Desde sua criação, o PTP é gerido por uma entidade do terceiro setor, modelo reafirmado pela Lei Municipal n.º 10.253/2025, que também prevê a seguinte estrutura de governança e gestão:
-
Conselho do Parque Tecnológico - CPT;
-
Câmara Técnica - CT;
-
Entidade Gestora - Instituto Pecege
Em sua Diretoria estão, Pedro Chamochumbi - Diretor-Presidente, Dr. Dirceu Giglio - Diretor Jurídico e Alexandre Barreto - Diretor de Projetos. Atualmente o Parque Tecnológico de Piracicaba está entre os quatro parques mais maduros do Estado de São Paulo.

A infraestrutura administrativa do Parque está instalada no bairro planejado Reserva Jequitibá e contempla o Núcleo do Parque, o Conteiner Park Lab e o Hub Piracicaba,
O Núcleo do Parque possui 24 boxes para empresariais, espaço para eventos, auditório com capacidade para 194 pessoas, ambiente coworking, salas de reunião, treinamento, laboratórios, células e casa de vegetação.
O Conteiner Park Lab é um espaço modular anexo e multiuso voltado à incubação de empresas e unidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, utilizado por startups e empreendimentos de base tecnológica.
O Hub Piracicaba é uma plataforma pública de inovação criada pela Prefeitura de Piracicaba para apoiar empreendedores e acelerar startups de base científico-tecnológica em ambiente coworking no Parque Tecnológico.
Piracicaba é conhecida também como AgTech Valley - o Vale do Silício de Agronegócio e Integra o Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo promovido pela Embrapa e APTA.
Um ambiente perfeito para startups, favorecendo o surgimento e instalação de novos negócios, permitindo a integração tecnológica, acadêmica e empresarial.


Indicadores do Parque Tecnológico Piracicaba

.png)
Ambiente Regulatório do PTP

















%20(24).png)
%20(21).png)
%20(23).png)
%20(22).png)
_edited.jpg)



