Prefeitura lança marca do Território de Inovação de Piracicaba e formaliza compromisso coletivo com mais de 20 instituições
- Pedro F. Chamochumbi
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, lançou oficialmente em10/12, o PiN – Território de Inovação de Piracicaba, marca que passa a identificar e representar o movimento de integração e fortalecimento do ecossistema local de ciência, tecnologia, educação e empreendedorismo. O lançamento ocorreu durante a posse do Pecege como novo gestor do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP).

O evento reuniu lideranças do poder público, universidades, instituições de pesquisa, entidades empresariais e ambientes de inovação. Compuseram a mesa o prefeito Helinho Zanatta; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Thais Fornicola; a assessora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Morganna Tito (representando o secretário Vahan Agopyan); o deputado estadual Alex Madureira; o vereador Pedro Kawai, representando a Câmara; o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vitor Vencovsky; o presidente do Pecege, Ricardo Shirota; o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda; o presidente da Acipi, Maurício Benato; e o vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa, além de representantes de universidades, Sistema S, empresas e instituições que compõem o ecossistema.

Prefeitura lança marca do Território de Inovação de Piracicaba e formaliza compromisso coletivo com mais de 20 instituições
A marca PiN simboliza a visão de futuro do Território de Inovação de Piracicaba como uma rede integrada que conecta pessoas, empresas, ciência, educação e território. Também foi realizada a assinatura simbólica do Memorando de Intenções, documento que reúne o compromisso de mais de 20 instituições em atuar de forma colaborativa no desenvolvimento do distrito de inovação. A versão oficial do memorando será assinada digitalmente e enviada ainda neste mês ao Governo do Estado para reconhecimento formal.
Leia a matéria completa - Por CCS / Publicado em 10/12/2025






Comentários