Workshop “Piracicaba: Da Tradição à Inovação” debate o futuro do ecossistema
- Pedro F. Chamochumbi
- 21 de out.
- 2 min de leitura
A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI) sediou, nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, o Workshop “Piracicaba: Da Tradição à Inovação”, iniciativa que reuniu representantes de instituições públicas, empresariais e acadêmicas em um amplo diálogo sobre o futuro da cidade.
O encontro também visa contribuir com a estruturação da Agenda Pira2035, processo coordenado pela Prefeitura de Piracicaba para planejar o desenvolvimento do município em diversos eixos estruturantes, com ênfase em inovação, sustentabilidade e competitividade econômica.
A pauta estratégica do encontro foi planejada e conduzida por Andiara Zambello, Head de Inovação do Inova ACIPI; Jorge Aversa, vice-presidente da ACIPI, Dr. Guilherme Gorga Mello, Diretor da Escola de Negócios da ACIPI; Thaís Fornicola, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, pela gerente da pasta, Luciane Leães e pelo prefeito Hélio Zanatta.
Andiara Zambello Head de Inovaçãodo Inova ACIPI, Jorge Aversa Vice-Presidente da ACIPI, Thais Fornicola Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e o Prefeito Hélio Zanatta
Durante as apresentações, os líderes destacaram os indicadores de Piracicaba e a evolução do território como ambiente de inovação, negócios, ciência e tecnologia, historicamente conectado ao que hoje se reconhece como bioeconomia.
Também ressaltaram a importância dos 10 anos do Vale do Piracicaba, marco simbólico de um movimento que transformou o município em referência nacional, e os desafios atuais para que o ecossistema siga relevante como destino global de negócios e inovação, estimulando novas conexões e o crescimento contínuo do território em diferentes setores.
O gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Fábio Gerlach, conduziu uma dinâmica colaborativa que mobilizou os participantes em torno de perguntas-chave:
– Qual é a visão de futuro para Piracicaba?
– Onde queremos e podemos chegar como território de inovação e sustentabilidade?
– O que podemos realizar até 2026, celebrando os 10 anos do Vale do Piracicaba?
– E em 2035, qual legado queremos deixar para as próximas gerações?

A metodologia estimulou o mapeamento de desafios, vulnerabilidades e oportunidades em temas como políticas públicas de inovação, parcerias público-privadas (PPPs), incentivos fiscais, governança institucional e atração de talentos, gerando insumos estratégicos para a construção do plano futuro da cidade.
O workshop contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Piracicaba, ESALQ-USP, Instituto Pecege, SENAI, ATEPI, CMCTI, FOP-UNICAMP, Aguassanta D.I., Coplacana, Sthorm e By Speech, além de agentes fundadores e articuladores do Vale do Piracicaba.
A diversidade institucional e o engajamento demonstraram a força do ecossistema local e a disposição coletiva em fortalecer Piracicaba como um território de inovação conectado às suas vocações, economia verde e à transformação digital.
As interações contribuíram para gerar um panorama para embasar o planejamento da próxima década do ecossistema local de inovação

As contribuições coletadas serão integradas à Agenda Pira2035, documento que orientará políticas públicas e projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento de uma cidade mais inteligente, sustentável e inclusiva, reafirmando o protagonismo de Piracicaba como referência em inovação territorial e bioeconomia.
Reportagem:
Pedro Chamochumbi
Gestor do Observatório do Ecossistema Piracicabano de Inovação

.png)



























Comentários