Quando a Tecnologia Encontra a Periferia: A Força da Inovação Social na Casa do Hip-Hop de Piracicaba
- Pedro F. Chamochumbi
- 19 de jun.
- 3 min de leitura
Em um cenário onde desigualdade social e falta de acesso à tecnologia ainda são barreiras concretas para milhares de jovens periféricos, a Casa do Hip-Hop de Piracicaba protagoniza mais uma jornada de transformação social com olhar para a tecnologia e qualificação profissional.
Com sede no bairro Paulicéia e mais dois núcleos instalados nos Bairros Parque Orlanda e no Jardim Glória, com ampla atuação e presença em diversas comunidades, a Casa recebeu nesta semana uma importante doação de três notebooks e três impressoras multifuncionais. Mais do que equipamentos, são ferramentas que carregam consigo a promessa de novos futuros.
Essa conquista foi possível graças a uma articulação institucional que mobilizou diferentes agentes: o setor privado, o poder público e o ecossistema de inovação da cidade. A doação foi realizada pela empresa Tools Digital Services, tendo como articuladora Érika Almeida, Líder Sênior de Operações da companhia, que reconhece a importância de contribuir com projetos de impacto social real e contínuo como a Casa do Hip-Hop.
A aproximação entre as organizações contou com a articulação e apoio institucional de Thais Fornícola, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Piracicaba, reforçando o compromisso do município em integrar organizações e iniciativas que promovam desenvolvimento real, com geração de emprego, renda e a inclusão produtiva de jovens.
Do lado do ecossistema de inovação, a mobilização foi conduzida por Pedro Chamochumbi, Gestor da AiX – Agência de Inovação e Consultor do Instituto Pecege e por Ayri Rando - Assessor do Mandato Coletivo, que atuam também como colaboradores voluntários da Casa do Hip-Hop, especialmente no desenvolvimento de programas de cultura de inovação e inclusão produtiva.
Ubirajara Sabino (Bira), liderança comunitária da Casa do Hip-Hop e um dos grandes responsáveis pela gestão dos projetos e mobilização diária dos jovens atendidos nas diversas frentes, destacou que os equipamentos disponibilizados são fundamentais para ampliar as oficinas de informática e o acesso aos cursos de qualificação e reforçar os atendimentos individuais da Casa.
Segundo Bira:
“Aqui, cada computador representa uma porta aberta. Nossa juventude só precisa de oportunidade e de ferramentas. Com esse apoio, vamos fazer ainda mais.”
Com mais de 20 anos de ação, a Casa do Hip-Hop de Piracicaba é hoje um verdadeiro centro de inovação social. Reconhecida por seu protagonismo, a Casa articula projetos que vão muito além da música e da arte de rua. A horta comunitária e a agroecologia, a pista de skate da Paulicéia, as aulas de jiu-jitsu, a rádio comunitária, as diversas oficinas de DJ, grafite, dança e MC são apenas algumas das linhas de atuação. Ao longo de sua história a Instituição tem se destacado também na articulação de pautas sobre políticas públicas e se fortalecido para atuar como polo de inclusão digital, preparando jovens para os desafios e as oportunidades de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo.

A chegada dos equipamentos contribui, em especial, com o Programa Bora pro Trampo, iniciativa que tem como missão preparar jovens da periferia para o mundo do trabalho. O programa oferece uma ampla lista de cursos gratuitos com certificação para início imediato, com cursos voltados a desenvolver as competências digitais, empreendedoras e técnicas em diversas áreas, contribuindo para a orientação profissional da comunidade. O Programa Bora pro Trampo visa preparar cidadãos com visão crítica, habilidades digitais e capacidade de protagonizar suas próprias trajetórias.
Conheça o Programa: https://www.casadohiphop.com.br/boraprotrampo
Para a Tools Digital Services, a iniciativa faz parte de uma política de responsabilidade social que busca conectar tecnologia e impacto social.
Segundo Érika Almeida, Líder Sênior de Operações da Tools, apoiar projetos como o da Casa do Hip-Hop reforça o papel da empresa como agente de transformação social:
“Acreditamos que a tecnologia deve ser uma ponte, e não uma barreira. Ao apoiar a Casa do Hip-Hop, estamos apoiando diretamente os talentos que podem, e vão surgir, jovens que irão transformar não só suas vidas, mas também suas comunidades.”
Na visão de Pedro Chamochumbi, essa ação representa um primeiro passo importante na construção de ações de promocao conjunta da inovação social em rede. Em suas palavras:
“Essa doação não é apenas uma entrega de equipamentos. Ela é um símbolo de como poder público, iniciativa privada e sociedade civil podem atuar para cocriar soluções reais para os territórios e comunidades. Quando a tecnologia chega com propósito, ela transforma, gera dignidade e abre novas possibilidades de futuro.”
Saiba mais sobre a Tools Digital Services: https://toolsds.com/pt/home.html

.png)



Comentários