Prefeitura e Pecege visitam a SCTI-SP para acelerar agenda de inovação
- Pedro F. Chamochumbi
- há 20 horas
- 2 min de leitura
Em agenda técnica com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI-SP) em 28 de outubro, a Prefeitura de Piracicaba e o Instituto Pecege avançaram nas tratativas para o fortalecimento do ecossistema piracicabano de inovação.

A comitiva de Piracicaba foi composta pela secretária Thaís Fornícola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), pela Gerente das pasta, Luciane Iracet Nuglisch Leães e pela técnica Camila Detoni Silvestrin. Representando o Pecege, participaram Pedro Chamochumbi (Gestor de Inovação) e Alexandre Barreto (Gestor de Projetos).
Eles foram recebidos, na SCTI-SP, por André Carlos Busanelli de Aquino (Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação), Marcelo Caldeira Pedroso (Coordenador de Ambientes de Inovação), Sirlei José Gonçalves (Coordenador de Programas) e Morganna Tito (estratégia e comunidade de inovação).
Durante o encontro, André C. B. de Aquino ressaltou os progressos da pasta na implementação de distritos de inovação em colaboração com municípios, detalhou a metodologia de reconhecimento dos ambientes e enfatizou os desafios para instalar uma governança integrada que sustente a política pública.
A Secretária Thaís Fornicola e a gerente Luciane Leães destacaram a bioeconomia como pilar histórico e vetor de crescimento do município, que se posiciona como território de inovação neste segmento desde o final do século 19. Com indicadores atualizados e a presença de atores estratégicos que demonstraram a diversidade e a maturidade do ecossistema piracicabano de inovação, a pauta destacou ainda o interesse do município em ser reconhecido como distrito de inovação multissetorial. A proposta se alinha à missão institucional da SCTI-SP de planejar e coordenar políticas de ciência, tecnologia e inovação no Estado, valorizando vocações territoriais e integrando instrumentos de apoio.

Pelo Pecege, nova entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), Pedro Chamochumbi e Alexandre Barreto detalharam as estratégias para fortalecer o PTP e as políticas pública de inovação, em aderência às prioridades da SCTI e seus programas prioritários como o SPAI (Sistema Paulista de Ambientes de Inovação), SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) e o PATEM (Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios), com um modelo de gestão que prevê governança moderna, expansão de serviços e atração de investimentos, com olhar que deve se estender também para a apoiar municípios da Região Metropolitana de Piracicaba em sua estratégia de inovação.
A relevância regional é evidente: a RMP reúne 24 municípios e mais de 1,5 milhão de habitantes, configurando um mercado e um laboratório vivo para políticas de inovação, digitalização de serviços públicos e projetos de desenvolvimento sustentável com alto potencial de impacto socioeconômico.
Esta aproximação entre a SCTI-SP, a Prefeitura de Piracicaba, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e o Instituto Pecege, como nova entidade gestora do PTP, marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento em CT&I no município.
Venha Inovar em Piracicaba!

.png)



Comentários