Piracicaba conecta experiências internacionais no Circuito Urbano 2025
- Pedro F. Chamochumbi
- 30 de out.
- 3 min de leitura
Piracicaba (SP), 28/10 — Em formato 100% online, o 4⁰ Evento do Circuito Urbano 2025 em Piracicaba, reuniu especialistas do Brasil e da Espanha para discutir caminhos práticos rumo a cidades mais justas, resilientes e inteligentes, com ênfase nos ODS 10, 11 e 13.
A mediação ficou a cargo da Arquiteta e Urbanista Carolina Mello (IUCC.Lab), e a transmissão ocorreu pelo canal do Circuito Urbano ONU-Habitat no YouTube, com acessibilidade por legendas via Legenda.Live, solução desenvolvida em Piracicaba pela startup Skylar.
Carolina Mello (IUCC.Lab) deu as boas-vindas e contextualizou o Circuito Urbano, iniciativa do ONU-Habitat que, desde 2018, mobiliza atores de todo o país em outubro, com o tema 2025: “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.

Prof. Dr. Luciano Mendes (Prefeito do Campus da ESALQ-USP e Presidente do Hub ODS da UNAI abriu oficialmente os trabalhos do encontro.

Em seguida, Janaina Barreta (Hub ODS/ESALQ-USP) conectou os ODS a prioridades de planejamento urbano e inovação, preparando o terreno para as experiências comparadas. Apresentou um nivelamento técnico sobre os ODS 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (ação climática), reforçando a coerência entre metas globais e as necessidades locais. Destacando ainda a missão do Núcleo ODS, do Hub da UNAI e o trabalho da Jornada de Contribuições Caipiras para a Agenda 2030.

Lucas Marinho , Arquiteto da ESALQ/USP — destacou a singularidade do patrimônio arquitetônico e paisagístico da ESALQ e o desafio de integrar edificações históricas e novas sob uma mesma lógica de sustentabilidade, preservação e uso qualificado dos espaços do Campus como laboratório vivo, onde a ESALQ/USP reforça seu papel na experimentação de soluções sustentáveis, com potencial de escala para a cidade.

Aline Gallo (IUCC.Lab/Coletivo Painguás/Barcelona) compartilhou aprendizados de Barcelona, reconhecida por seu planejamento urbano (como o legado do Plano Cerdà), trazendo referências de resiliência urbana, transformação de diagnósticos em planos de ação e a importância de qualificar o espaço público para bem-estar e inclusão.
A referência de Barcelona mostra que diagnósticos só viram impacto quando conectados a planos exequíveis, métricas e prioridades orçamentárias.

Prof. David Alba (UAM/Madrid) — apresentou boas práticas da Universidad Autónoma de Madrid e da cidade de Madrid em sustentabilidade de campus, gestão integrada e governança colaborativa entre universidade e território, indicando práticas transferíveis para cidades universitárias brasileiras, como Piracicaba.

A Transmissão do evento (YouTube) está disponível no Canal do Circuito Urbano ONU-Habitat.
Piracicaba sai desta série de encontros do Circuito Urbano 2025 com uma lição clara: é hora de converter diagnósticos em execução. Inspirados por Barcelona e Madrid. Cidades mais justas, resilientes e inteligentes nascem assim: de projetos medidos, replicáveis e com gente comprometida.
Sobre o Circuito Urbano
Criado em 2018 pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, o Circuito Urbano é uma iniciativa que busca promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano em todo o país, apoiando e dando visibilidade a eventos organizados por diferentes atores — universidades, instituições públicas, coletivos, organizações da sociedade civil e empresas — durante o mês de outubro.
Em 2025, o Circuito Urbano traz como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com atividades distribuídas em quatro linhas temáticas:
1️⃣ Ação climática e meio ambiente urbano;
2️⃣ Moradia adequada no centro do planejamento urbano;
3️⃣ Redução das desigualdades urbanas; e
4️⃣ Dados, inovação e cidades inteligentes.
💡 O programa representa um espaço de diálogo e aprendizado coletivo, voltado a repensar as cidades a partir das periferias, promovendo inovação social, cultura e sustentabilidade.
📍 Organização Local
Núcleo ODS ESALQ-USP, IUCC.Lab – Com apoio institucional do ONU-Habitat e do Ministério das Cidades, no âmbito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

.png)



Comentários