Oficina Participativa impulsiona avanços da CPL Saúde em Piracicaba
- Pedro F. Chamochumbi
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Sebrae-SP promove encontro estratégico com lideranças da saúde, governo, setor produtivo e instituições de ensino na FOP/UNICAMP

A Cadeia Produtiva Local da Saúde (CPL Saúde), iniciativa que visa desenvolver e reconhecer o setor junto ao programa SP Produz do Governo do Estado de São Paulo, deu mais um passo concreto rumo à consolidação de sua governança e agenda de desenvolvimento em Piracicaba. Nesta terça-feira, 10 de junho de 2025, foi realizada uma Oficina de Planejamento Participativo (OPP) na Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, promovida pelo Sebrae-SP, com o objetivo de promover o diálogo estruturado entre os diferentes elos do ecossistema da saúde local.
A oficina foi articulada com a liderança conjunta do Dr. Douglas Koga e do Dr. Alex Gonçalves, representantes da Associação Paulista de Medicina – Regional Piracicaba, entidade responsável pela coordenação da CPL Saúde.
Conduzida pelo Consultor do Sebrae, Anderson Santos a proposta da oficina foi criar um ambiente colaborativo para escuta, diagnóstico coletivo e proposição de estratégias voltadas à inovação, qualificação e desenvolvimento produtivo do setor da saúde no território.

Durante o encontro, estiveram reunidas lideranças do setor da saúde, universidades, empresas, entidades de classe, organizações sociais, conselhos municipais e poder público. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, CMCTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, CCECP – Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba, APLA - Arranjo Produtivo Local do Álcool, Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), APCD Regional Piracicaba, ATEPI – Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região, além de instituições de ensino como Anhembi Morumbi e a própria FOP/UNICAMP, anfitriã do evento e outros atores que já integram a cadeia.
A metodologia aplicada pelo Sebrae-SP conduziu os participantes por dinâmicas que exploraram temas centrais e geraram debates sobre a qualificação de profissionais, fortalecimento da indústria local da saúde, compras públicas, digitalização de serviços, integração entre pesquisa e assistência, além da proposta de uma governança multissetorial para sustentar a cadeia no longo prazo.
Os encaminhamentos da oficina ficam sob responsabilidade do Sebrae e incluem a criação de grupos de trabalho temáticos e a sistematização das contribuições para compor o Plano de Ação Integrado da CPL Saúde, que será lançado nos próximos meses. A expectativa é que o plano incorpore indicadores, metas e mecanismos de monitoramento contínuo, garantindo a articulação dos diversos agentes envolvidos.

A CPL Saúde passa a integrar, de forma estratégica, o conjunto de cadeias produtivas formais em implantação no município, ao lado da CPL Tinspira (Tecnologia da Informação) e do APL Cerva (equipamentos e insumos para cervejarias artesanais), consolidando Piracicaba como território de referência em desenvolvimento produtivo local com base em inovação e cooperação interinstitucional.
Kommentare