Mulheres na Bioenergia: Mostra de Biocombustíveis da Fatec Piracicaba Valoriza Lideranças Femininas
- Pedro F. Chamochumbi
- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Em 16 e 17 de junho de 2025 a Fatec Piracicaba realizou com grande sucesso a sua já tradicional Mostra de Biocombustíveis, um evento que nesta edição destacou o protagonismo feminino no setor da bioenergia e na pesquisa científica aplicada aos biocombustíveis. A programação reuniu estudantes, professores, profissionais da indústria e representantes do poder público, reforçando a importância da diversidade de gênero na construção de soluções sustentáveis para o futuro energético.
O destaque da segunda noite foi a palestra “Mulheres na Bioenergia”, ministrada por Thaís Fornicola Neves, atual Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Piracicaba. Em sua apresentação, Thaís trouxe uma visão estratégica sobre os avanços do setor de bioenergia na região, com foco nas oportunidades para liderança feminina, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. Com destaque para sua notável jornada profissional, provocando muita inspiração aos alunos e comunidade Fatecana.

Além da palestra, o evento promoveu uma enriquecedora Roda de Conversa com Mulheres Pesquisadoras, que reuniu profissionais formadas no curso de Tecnologia em Biocombustíveis da Fatec. As convidadas Livia Packer, Nádia Viana e Mariana Lopes de Carvalho compartilharam suas experiências de pesquisa e atuação profissional, trazendo relatos inspiradores sobre os desafios e conquistas de quem atua na linha de frente da produção científica voltada à transição energética.
O evento reforçou o compromisso da Fatec Piracicaba com a formação de profissionais alinhados às novas demandas da economia verde, criando um espaço de valorização das mulheres que atuam no desenvolvimento científico, na inovação e na liderança empresarial.
Com temas atualizados a Mostra de Biocombustíveis da Fatec Piracicaba segue cumprindo seu papel como uma iniciativa importante para conectar academia, setor produtivo e políticas públicas, estimulando a formação profissional orientada a contribuir com um ambiente produtivo e ecossistema de inovação mais sustentável em Piracicaba e Região Metropolitana.

.png)



Comentários