Fórum Urbanismo em Foco, reúne especialistas e propõe soluções para cidades mais inteligentes e sustentáveis
- Pedro F. Chamochumbi
- 16 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.
No dia 15 de agosto de 2025, o Engenho Central de Piracicaba foi palco do Fórum Urbanismo em Foco, uma das atrações centrais da 2ª Expo Construção Civil. Com o tema “Construindo ideias, transformando cidades”, o evento foi organizado pelo Planeja Pira, coletivo que reúne mais de 50 profissionais multidisciplinares dedicados ao planejamento urbano, à inovação territorial e ao desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Construindo ideias, transformando cidades”, o Fórum promoveu um espaço qualificado de debates sobre os caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável, integrando agendas globais, políticas públicas locais e soluções técnicas com alto potencial de impacto.
A abertura do Fórum foi conduzida pelo grupo Planeja Pira e seus membros organizadores, marcando o início de uma programação intensa e diversa. O momento contou com a presença de:
Vereadora Silvia Morales, representando o Legislativo Municipal e o compromisso com a pauta urbana participativa;
Engenheira Ligia Mackey, presidente do CREA-SP, reforçando o apoio da engenharia pública à qualificação das cidades;
Renata Mascarenhas, idealizadora e realizadora da 2ª Expo da Construção Civil, que destacou a importância da transversalidade entre o setor da construção e o planejamento urbano sustentável.
Com uma programação intensa das 9h às 17h30, o Fórum ofereceu um espaço qualificado de diálogo entre setor público, academia, setor produtivo e sociedade civil, promovendo reflexões e encaminhamentos práticos para os desafios urbanos contemporâneos.
Uma jornada de ricos conteúdos e conexões composta por painéis, palestras e talks que abordaram temas estratégicos como:
Cidades Sustentáveis e Urbanismo Regenerativo
Palestrante: Maurício Guerra, diretor de meio ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Mediação: Vereadora Silvia Morales

Infraestruturas Verdes e Soluções Baseadas na Natureza
Com Gabriel Dias Mangolini Neves, João Pedro Sangaletti Serrano e Marcelo Leão
Mediação: Camila Leibholz

Cidades Empreendedoras e Planejamento Inteligente
Com Fabio Gerlach, Waleska Del Pietro Storani e Thais Fornícola Neves
Mediação: Melissa Angelis

Urbanismo e Produção de Dados para Políticas Públicas e Regulação Urbanística com o Arq. Eduardo Salgado Marconi, Arq. Alex Marques Rosa e Gestor de Inovação Pedro Chamochumbi
Mediação: Leila Pezzato

Turismo Sustentável e Inovação Territorial
Com Fabricio Medeiros, Franklim Berto e Clarissa Quiararia
Mediação: Vereadora Silvia Morales

Entre os talks ficou evidente a necessidade dos municípios adaptarem suas agendas e regulações com base em um olhar estratégico para as agendas de referência como a Agenda 2030 da ONU, a Nova Agenda Urbana, o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e marcos como a Lei de Governo Digital e o Marco Legal das Startups, ABNT NBR ISO 37120: Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, ABNT NBR ISO 37122: Indicadores para cidades inteligentes, ABNT NBR ISO 37123: Indicadores para cidades resilientes.
Desta forma o Fórum posicionou-se como referência em inovação urbana conectada à realidade local e brasileira.
Ao liderar a curadoria, organização e facilitação dos debates, o Planeja Pira reafirmou seu papel como articulador de políticas, ideias e pessoas comprometidas com o desenvolvimento urbano integrado e participativo.
Pedro Chamochumbi, Gestor do Observatório do Ecossistema Piracicabano de Inovação, durante seu talk no Fórum Urbanismo em Foco, apresentou o IUCC.Lab – Laboratório de Inovação Urbana e Ciência Cidadã, uma startup de inteligência territorial voltada à produção de dados e indicadores para embasar projetos e políticas públicas urbanas. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com Ana Carolina Mello, arquiteta e urbanista com ampla atuação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e cofundadora do coletivo Painguas, e Aline Gallo, advogada especializada em Gerenciamento Ambiental, com trajetória voltada à justiça climática, direito urbanístico e políticas públicas para juventude.

Em sua fala, Chamochumbi destacou:
“Iniciativas como esta são fundamentais para reunir todos que pensam, moldam e decidem a cidade. O IUCC.Lab nasce com o propósito de colocar a inteligência territorial a serviço da transformação urbana, integrando dados, pessoas e decisões para melhorar a vida nos territórios.”
O Fórum também reforçou a importância da Expo Construção Civil como espaço de convergência entre o setor técnico e os grandes temas estruturantes do território, colocando Piracicaba no mapa das boas práticas em urbanismo, inovação e sustentabilidade.
Saiba mais:

.png)



Comentários