Delegação do Governo da Baviera visita Piracicaba em missão oficial para fortalecer laços em inovação, sustentabilidade e educação
- Pedro F. Chamochumbi
- 10 de nov.
- 3 min de leitura
Uma comitiva oficial do Governo da Baviera, na Alemanha, esteve em Piracicaba na segunda-feira para uma intensa agenda de cooperação institucional, técnica e diplomática voltada ao fortalecimento de práticas sustentáveis na agricultura, à inovação territorial e à educação conectada à realidade produtiva.
A visita da Comissão de Alimentação, Agricultura, Florestas e Turismo do Parlamento da Baviera (Bayerischer Landtag) foi articulada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Administração e Governo (ADMGOV) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, em parceria com o Instituto Pecege e suas unidades Pecege Projetos e Pecege Internacional.
O encontro teve como propósito aproximar Piracicaba — reconhecida como um dos mais robustos ecossistemas de inovação e sustentabilidade do Brasil — do Estado da Baviera, referência mundial em economia verde, bioeconomia e educação técnica aplicada.
Durante o evento, foram debatidos temas estratégicos como:
🌾 Transição agroecológica e agricultura digital
🎓 Educação técnica e executiva orientada ao território
🌍 Desenvolvimento regional baseado em ciência, sustentabilidade e cooperação internacional
Mais do que uma visita institucional, o encontro consolidou um marco de diálogo para construção de soluções conjuntas entre Brasil e Alemanha, com impactos humanos, ambientais e econômicos.
O Instituto Pecege apresentou sua atuação global e seu compromisso com a formação executiva e o desenvolvimento sustentável, com destaque para a fala institucional dos professores Ricardo Shirota (Presidente) e Daniel Sonoda (CEO). A divisão Pecege Internacional, representada por Maria Alejandra Moreno Pizani, conduziu o diálogo sobre cooperação global e programas de internacionalização acadêmica, enquanto Thiago Hemb Rosa apresentou um panorama sobre benchmarking e competitividade no setor sucroenergético.
Entre os destaques da delegação e dos parceiros locais estiveram também Luciane Iracet Nuglisch Leães que apresentou as agendas de inovação e desenvolvimento de Piracicaba e Vanessa Pirner que coordenou a conexão internacional e diálogo com a Baviera.

O roteiro contemplou ainda visitas ao Parque Tecnológico de Piracicaba e a empresa de Biotecnologia residente - IdeeLab e à ESALQ/USP, encerrando com uma imersão sobre o modelo de desenvolvimento educacional e agroambiental de Piracicaba.
A missão da Baviera — composta por parlamentares e representantes de instituições técnicas — teve caráter exploratório e institucional, com o objetivo de fomentar cooperação científica e tecnológica, promover intercâmbios bilaterais e inspirar novas parcerias nos campos da bioeconomia, agroinovação, transição energética, cidades inteligentes e educação profissional.
“Essa aproximação reforça a vocação de Piracicaba como território de inovação e sustentabilidade. A Baviera e Piracicaba compartilham valores comuns: ciência aplicada, educação de excelência e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou Ricardo Shirota, presidente do Instituto Pecege.
A visita reforçou o papel de Piracicaba como ponto de conexão global para o agronegócio inovador e sustentável, ao mesmo tempo em que amplia a inserção do município e de suas instituições no contexto da cooperação internacional em inovação e desenvolvimento regional.
Comissão de Alimentação, Agricultura, Silvicultura e Turismo - Parlamento da Baviera (Bayerischer Landtag)
Membros da Delegação
Petra Högl – Vice-presidente da associação distrital da CSU de Kelheim e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Florestas, Alimentação e Turismo.
Leo Dietz – Restaurador independente, eleito pelo distrito de Augsburg-Stadt-West.
Sebastian Friesinger – Agricultor, eleito pelo distrito de Rosenheim-West.
Dr. Petra Loibl – Veterinária e fazendeira, eleita pelo distrito de Dingolfing.
Thomas Pirner – Mestre artesão, eleito pelo distrito de Nürnberg-Nord.
Sascha Schnürer – Diretor administrativo, eleito por Mühldorf a. Inn, docente na Universidade de Ciências Florestais Aplicadas de Rottenburg.
Thorsten Schwab – Funcionário público, eleito pelo distrito de Main-Spessart.
Kristan Freiherr von Waldenfels – Prefeito de Lichtenberg, eleito pelo distrito de Hof.

.png)



Comentários