Circuito Urbano 2025: Rio Piracicaba pauta debates no Museu “Luiz de Queiroz”
- Pedro F. Chamochumbi
- há 12 horas
- 3 min de leitura
Piracicaba (SP) — Em 24 de outubro, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) foi palco da vivência “Rua do Porto: Experiência em Território Histórico e Turístico” e de um ciclo de talks que colocou o Rio Piracicaba como eixo central das reflexões sobre clima, patrimônio, turismo e cidades inteligentes.
A programação integrou o Circuito Urbano 2025 (ONU-Habitat) em Piracicaba, no âmbito do Outubro Urbano.

A abertura foi conduzida por Janaína Barretta (Núcleo ODS ESALQ/USP), com alinhamento aos ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 13 (ação climática). Em seguida, a equipe do Museu apresentou um panorama histórico-pedagógico sobre a ESALQ e sua relação com o território ribeirinho. A primeira parte incluiu visita guiada, preparando o público para ler a Rua do Porto como território-escola — onde memória, biodiversidade e uso do solo se encontram.
O rio Piracicaba como fio condutor da história e do território
Às 15h50, iniciaram-se os painéis, com apoio de Ana Carolina Mello e Pedro F. Chamochumbi (IUCC.Lab) na articulação dos conteúdos.
Para abrir os trabalhos, Girlei Costa da Cunha (Projeto Corredor Caipira) tratou do desenvolvimento histórico do território, sua antropologia e intervenções importantes que moldaram nossa cultura e território. A apresentação destacou ainda a importância da preservação das unidades de conservação urbana e conexão dos fragmentos florestais para garantir a preservação do valor ecológico e humano dos territórios.

No segundo talk, o gestor ambiental por formação, José Valdir “Mak” apresentou sua trajetória profissional e a vivência na Associação Remo Piracicaba, detalhando a jornada de institucionalização da entidade e os desdobramentos em projetos de interesse público. No centro de sua fala, Mak expôs o diagnóstico ambiental do Rio Piracicaba e de seus rios contribuintes, iniciativa coordenada pela Associação que monitora, de forma contínua, parâmetros de qualidade da água. O trabalho — referência local em monitoramento ágil, eficiente e transparente — combina responsabilidade técnica, metodologia padronizada e divulgação aberta dos resultados, fortalecendo a educação ambiental e subsidiando ações de gestão e de fiscalização.

Para finalizar o encontro Ayri Saraiva Rando apresentou, de forma didática, o conceito de cidades resilientes: territórios capazes de prevenir, absorver, adaptar-se e recuperar-se de choques (enchentes, ondas de calor, eventos extremos) e estresses crônicos (déficits de moradia, mobilidade precária, desigualdades), aprendendo com a crise para voltar melhores do que antes. Na sequência, realizou o lançamento da plataforma PIRA+ Resiliente, um painel de indicadores climáticos, socioambientais e urbanos orientado a decisão pública baseada em evidências.
Acesse a Plataforma : https://www.piramaisresiliente.org/

O que é o Circuito Urbano
Criado em 2018 pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, o Circuito Urbano é uma iniciativa que busca promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano em todo o país, apoiando e dando visibilidade a eventos organizados por diferentes atores — universidades, instituições públicas, coletivos, organizações da sociedade civil e empresas — durante o mês de outubro.
Em 2025, o Circuito Urbano traz como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com atividades distribuídas em quatro linhas temáticas:
1️⃣ Ação climática e meio ambiente urbano;
2️⃣ Moradia adequada no centro do planejamento urbano;
3️⃣ Redução das desigualdades urbanas; e
4️⃣ Dados, inovação e cidades inteligentes.
💡 O programa representa um espaço de diálogo e aprendizado coletivo, voltado a repensar as cidades a partir das periferias, promovendo inovação social, cultura e sustentabilidade.
Organização e créditos
Organização: Núcleo ODS ESALQ/USP e IUCC.Lab
Realização: PUSP-LQ (Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”) e Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP)
Apoio Institucional: ONU-Habitat, do Ministério das Cidades
Apoio: Instituto Pecege; Associação Remo Piracicaba; Planeja Pira; Corredor Caipira

.png)



Comentários